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Chega às concessionárias Fiat o Uno Mille Economy com novas tecnologias para redução de consumo

Leia sobre o carro: Chega às concessionárias Fiat o Uno Mille Economy com novas tecnologias para redução de consumo

04/09/2008

Chega às concessionárias Fiat o Uno Mille Economy com novas tecnologias para redução de consumo

A Fiat Automóveis investe em tecnologia para redução de consumo, em uma nova versão e em novidades de estilo para a linha 2009 do Uno Mille, que passa a atender os níveis de emissões de poluentes que entrarão em vigor no Brasil em 2009 (Fase V Proconve).

Entre as novidades do modelo 2009 do Fiat Uno Mille está o novo motor Fire Economy 1.0 Flex, que juntamente com um importante conjunto de soluções mecânicas, o torna aproximadamente 10% mais econômico que o modelo anterior.

A nova versão Mille Way Economy foi criada em função do sucesso do Kit Way, que respondia por aproximadamente 30% das vendas. Portanto, agora são quatro opções para o cliente: Mille Fire Economy e Mille Way Economy, disponíveis em 2 e 4 portas.

Com essas novidades e um visual mais moderno, o Fiat Mille Economy continuará imbatível em seu segmento quando se fala em economia, na relação de custo/benefício, na robustez, no baixo custo de manutenção e em durabilidade.

Desde que foi lançado até os nossos dias, é inegável que se trata de um projeto extremamente revolucionário. O carro possui excelentes características de habitabilidade, ergonomia e visibilidade. Até hoje, pontos fortes do produto que atraem os clientes.

Os números de vendas, que o colocam entre os modelos mais vendidos do País, atestam as qualidades e o valor agregado do Fiat Uno, que tem um amplo histórico de sucesso. Com aproximadamente nove milhões de unidades produzidas em todo o mundo desde o seu lançamento, ele é um claro exemplo de soma de qualidades que mantém o interesse e o reconhecimento do consumidor.

As principais evoluções mecânicas do novo Mille Economy são:

• Motor Fire Economy 1.0 Flex. Desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies, ele foi totalmente pensado para privilegiar a economia de combustível e os reduzidos níveis de emissões de poluentes. O novo motor Fire Economy 1.0 Flex recebeu um eficiente pacote de desenvolvimento no sentido de melhorar ainda mais o que já era ponto de destaque do Mille Fire: a economia de combustível. Os novos padrões de consumo oferecidos pelo motor foram reduzidos.

• Quinta marcha mais longa. Disponível somente para a versão Mille Fire Economy a caixa de marchas recebeu uma nova relação, mais alongada, para a quinta velocidade. Essa relação, que anteriormente era de 0,872:1, no modelo 2009 passou para 0,838:1. Essa é uma medida que garante a utilização do motor em menor regime de rotações nas estradas e grandes avenidas, o que melhora os padrões de consumo de combustível.

• Novo óleo. A utilização do óleo 5W30 Low Friction, de baixíssimo atrito. Trata-se de um lubrificante com base especial de menor viscosidade, e com aditivação específica para a redução do atrito interno das peças móveis do motor.

• Suspensão. A suspensão dianteira passou a ter uma nova configuração em sua geometria. Os valores de convergência e câmber foram modificados para proporcionar menor resistência ao rolamento e melhorar os valores de economia do carro tanto nos circuitos urbanos quanto nas estradas.

Mille Fire Economy (2009)

Mille Fire (2008)

Câmber dianteiro
00 ± 30’
20’ ± 30’

Convergência dianteira
00 ± 1mm
-2 ± 1mm

Câmber traseiro
-45 ± 30’
1º30’ ± 30’

Convergência traseira
2 ± 2mm
5 ± 2mm

• Pneu de baixa resistência ao rolamento. O Mille Fire Economy é equipado, de série, com pneu de baixa resistência ao rolamento. Sua banda de rodagem foi projetada de forma a reduzir a resistência ao rolamento. Conseqüentemente, colabora para baixar os níveis de consumo.

Os polímeros de última geração utilizados, aliados a uma redução de 5% no peso do pneu, geram menor resistência ao rolamento, garantindo melhor performance em economia de combustível. Se comparado a um pneu normal, ele oferece uma redução do RR (resistência ao rolamento) da ordem de 30%.

• Econômetro. Um indicador de consumo instantâneo foi adicionado ao novo painel de instrumentos, “ensinando” ao motorista a forma mais econômica de dirigir gastando o mínimo de combustível. De funcionamento eletrônico ele é exato nas suas indicações e item decisivo em uma condução voltada para a economia de combustível. Seu funcionamento leva em conta as informações de consumo instantâneo de combustível e velocidade do veículo, ambas fornecidas pela central eletrônica de injeção.

• Guia prático Uno Mille Economy. Traz instruções e dicas para a melhor dirigibilidade com o menor consumo.

O novo motor Fire Economy 1.0 Flex

A engenharia da FPT Powertrain Technologies trabalhou no sentido de reduzir sensivelmente os níveis de consumo e de emissões para o novo Fire Economy 1.0 Flex. As melhorias foram obtidas com a nova central eletrônica e a adoção de novas soluções mecânicas para o motor.

No interior do motor Fire Economy 1.0 Flex, assim como nos sistemas que estão diretamente ligados ao seu funcionamento, várias intervenções foram providenciadas. O propulsor recebeu um novo coletor de escapamento tubular com a fluidodinâmica otimizada, que foi idealizado para proporcionar menores perdas de carga. Também foi adotado um catalisador com maior volume e capacidade de impregnação de metais nobres, para garantir maior retenção e redução de emissões. Com uma grande área transversal e menor altura o conjunto diminui ao máximo a restrição causada pela passagem dos gases pela cerâmica do catalisador.

O mecanismo de comando de válvulas também passou por uma completa revisão. Teve sua massa total reduzida em cerca de 27% utilizando tuchos, pastilhas de regulagem, pratos de mola e válvulas mais leves. Essa solução permitiu uma redução de 25% na carga das molas de válvulas e, conseqüentemente, menor energia despendida para acionar o eixo-comando de válvulas. Com resultado final, redução de consumo e de nível de ruído interno do motor.

Outro ponto diz respeito à redução do peso das bielas. Elas ficaram 30% mais leves com a utilização de um modelo de biela forjada e fraturada. Essa atitude, além de colaborar para a melhoria do consumo de combustível, proporcionou diminuição na vibração e no atrito.

Reduzir o volume de combustível injetado na partida do motor foi mais uma providência tomada para minimizar consumo e emissões. A utilização de um sensor permite que a central reconheça a fase do motor em que a partida possa ser feita de modo seqüencial. Ou seja, injetando combustível em um cilindro por vez. Caso contrário, sem o sensor, a central não reconhece em que estágio está o motor e injeta intermitentemente a mistura nos quatro cilindros ao mesmo tempo, desperdiçando combustível e aumentando a emissão de gases.

A calibragem do motor foi totalmente refeita, sempre no sentido de melhorar os índices de consumo de combustível e emissões de gases. A marcha lenta passou de 850 para 750 rpm, condição que o veículo não precisa de carga extra para a manutenção da tensão elétrica (ex: condições com ar condicionado desligado, faróis apagados, limpadores de pára-brisa e desembaçadores desligados).

Para completar a receita mecânica também foram otimizados os mapas de mistura para o consumo e o controle da sonda lambda para as emissões.

Novidades no estilo

Externamente, o novo Mille Fire Economy recebeu nova grade na cor cinza com frisos cromados, calotas, rodas de liga leve com aro de 13 polegadas de diâmetro (opcionais), lanternas traseiras fumê e a nova logo Fiat em vermelho ― na dianteira, traseira, volante, chave e calotas. Outra novidade encontra-se nos pára-choques, que agora são na mesma cor da carroceria, deixando o modelo mais elegante.

Internamente, o painel central de instrumentos recebeu nova cor e foi adotada uma padronagem diferenciada para o tecido da forração de bancos e painéis de portas.

Além das inovações acima citadas, a versão Mille Way Economy recebeu nova grade, nova padronagem de tecido, pára-choques e molduras de pára-lamas injetados na cor Cinza, faixas laterais que identificam a versão e as novas siglas Economy e Mille Way ― na parte traseira. A versão Way traz, ainda, suspensões mais altas e pneus de perfil série 70 (175/70 R 13).

Um modelo para todos

Na atualidade é o modelo que melhor atende a inúmeras necessidades do mercado na categoria. E com as novidades da linha 2009 o Fiat Mille Economy irá satisfazer ainda mais o seu amplo público. Ele é o preferido como opção racional de compra, tem sido o modelo predileto de quem decidiu adquirir um carro zero pela primeira vez. Também está na lista de prioridades de jovens universitários, como o segundo carro da família, além de ser o escolhido pelos profissionais liberais que necessitam de um automóvel de trabalho com excelente relação de custo/benefício, baixo valor de manutenção, economia e durabilidade em qualquer circunstância de utilização.


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