Fiat Stilo Dualogic® Automático

AutoMotor
AutoMotor Carros Tunados

Carros Tunados Fotos Carros Tuning - Carros Rebaixados - Fotos Tuning - Automoveis





23/01/2008

Fiat Stilo Dualogic® Automático

Carros - AutoMotor

Conforto e esportividade em doses ainda maiores

O novo Fiat Stilo chegou para desfazer o mito de que câmbio automático e performance esportiva não podem existir no mesmo carro. E faz isso com tecnologia de última geração. Com ele chega o moderno câmbio Dualogic® automático, que traz know-how da Fórmula 1 e permite ao motorista escolher se deseja conduzir o carro automaticamente ou manualmente.

Ou seja, no trânsito pesado das cidades, o câmbio Dualogic® automático existe para ampliar substancialmente o conforto, poupando ao motorista as constantes e cansativas pisadas na embreagem e trocas de marchas. Mas quando o trânsito fica fluido, basta um leve toque na alavanca para transformar o câmbio em manual, proporcionando controle sobre as trocas de marchas e uma condução mais esportiva, que, opcionalmente, podem ser feitas por meio de “borboletas” no volante –a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para Fórmula 1, que estreou na Scuderia Ferrari.

E tudo isso com um sistema que não rouba potência do motor e ainda economiza combustível – algo totalmente diferente dos câmbios automáticos tradicionais.

O câmbio Dualogic® automático tem no Fiat Stilo um parceiro perfeito. Afinal, desde o seu lançamento o modelo tem se destacado – não somente em seu segmento mas no mercado como um todo – por suas inovações tecnológicas e performance esportiva. Agora, essas duas qualidades se unem para tornar o carro ainda melhor e mais competitivo no disputado cenário automobilístico nacional.

Além do novo câmbio, o Fiat Stilo recebeu modificações estilísticas externas e internas que o deixam ainda mais moderno e bonito. Também ganhou novos equipamentos, como entradas USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth® integrado e leitor MP3/WMA; espelhos retrovisores externos com luzes de direção incorporadas; e, nas versões Sporting, vidros verdes escurecidos Vênus 55.

Todas essas novidades chegam para reforçar o histórico de pioneirismo e modernidade da Fiat Automóveis, e em um carro que oferece tecnologia, conforto, segurança, estilo e prazer ao dirigir em perfeito equilíbrio.

O câmbio Dualogic® automático

Fiat Stilo
A maior novidade do novo Fiat Stilo é, sem dúvida, o câmbio desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies. O sistema Dualogic®, que usa a tecnologia Free Choice® da Magneti Marelli, representa uma grande evolução tecnológica e oferece o melhor de dois mundos: o motorista escolhe se quer que as trocas de marchas se dêem automaticamente, ampliando o conforto, ou se ele mesmo vai trocá-las, seqüencialmente por toques na alavanca de câmbio ou por meio de comandos no volante, as chamadas borboletas, proporcionando uma condução mais esportiva.

De última geração, o câmbio que equipa o Fiat Stilo traz eletrônica ultramoderna. O resultado disso são trocas de marchas mais rápidas, um sistema que se adapta ao estilo de condução do motorista e economia de combustível.

Trata-se de uma caixa de câmbio tradicional na qual o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica. É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo.

Para o cliente, o seu funcionamento é igual ao de um câmbio automático convencional com opção manual. Assim, dá-se a partida com o pé no freio e a alavanca de marchas na posição N (neutro).

Para colocar o carro em movimento, deve-se, com o pé ainda no freio, colocar a alavanca na posição central, entre mais (+) e menos (-). Isso basta para que a primeira marcha seja engatada automaticamente. Depois, é só pisar no acelerador para fazer o veículo ganhar velocidade.

Caso o motorista queira alternar entre os modos automático e manual, ele deve deslocar a alavanca brevemente para a esquerda, na posição D / M. Isso pode ser feito com o automóvel parado ou em movimento. O display do quadro de instrumentos indica quando ele está no automático, aparecendo a palavra AUTO abaixo do número da marcha engatada.

Trocar as marchas no modo manual é muito simples, basta dar um toque na alavanca: para a frente reduz e para trás aumenta, ou pelas borboletas no volante, do lado direito (+) aumenta a marcha, enquanto a do lado esquerdo (-) reduz.

Entre os benefícios do novo câmbio Dualogic® automático estão:

- Opção manual. Possibilidade de efetuar a troca de marchas manualmente através da alavanca de câmbio ou pelas borboletas.

- Câmbio automático ou mecânico a qualquer instante. Pode-se trocar o modo de dirigir – de automático para manual ou vice-versa – a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para tanto, é necessário apenas um simples toque na alavanca para deslocá-la para a esquerda.

- Função auto down. No modo manual, se o motorista não quiser, ele não precisa reduzir as marchas para, por exemplo, parar em um semáforo. Isso porque a central eletrônica reconhece a rotação mínima de cada marcha e faz as trocas automaticamente, não deixando o carro “morrer”. Isso é auto down.

- Função kick down. Como acontece com outros câmbios automáticos, quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador o sistema Dualogic® reduz automaticamente as marchas, incrementando a performance. O kick down é especialmente útil em situações em que uma dose extra de potência se torna necessária, caso de uma ultrapassagem, por exemplo.

- Programação esportiva. Ao lado da alavanca de câmbio, a tecla “S” existe para reforçar o desempenho esportivo do Fiat Stilo, atuando tanto no modo automático como no manual. Ao pressionar a tecla “S” no modo automático, as trocas de marchas passam a ser efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor. No manual o tempo de troca das marchas é reduzido, privilegiando a condução mais esportiva.

- Arrancada esportiva. Diferentemente dos câmbios automáticos convencionais, a arrancada do Fiat Stilo é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador. Quanto maior a pressão, mais o sistema Dualogic® permite o aumento das rotações do motor.

- Proteção do giro do motor. A fim de preservar a durabilidade do motor, o sistema Dualogic® impede que o motor exceda o limite previsto de rotações. Um exemplo: no modo manual, caso o motorista queira fazer uma redução de marchas muito brusca – digamos, tentar colocar o carro em segunda marcha a 110 km/h –, o sistema não reduz a marcha e avisa o motorista por meio de um alarme sonoro e uma mensagem de “manobra não consentida” no quadro de instrumentos. O mesmo resultado ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha maior em uma velocidade ou rotação muito baixa.

- Estilo de condução. O sistema Dualogic® memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo foi desligado pela última vez. Também se adapta ao estilo de condução do motorista, ou seja, as trocas das marchas acontecem em rotações diferentes, dependendo da posição do acelerador.

- Menor consumo. Ao contrário dos câmbios automáticos tradicionais, o novo câmbio Dualogic®, no modo automático, ajuda a economizar combustível em até 5% e, conseqüentemente, reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Todas as versões equipadas com o câmbio Dualogic® automático trazem de série piloto automático, tornando a vida do motorista ainda mais confortável.

O volante com comando do câmbio está disponível como item opcional para todas as versões equipadas com câmbio Dualogic®. Ele é de couro e também incorpora teclas para controlar o som do veículo.

No desenvolvimento do novo Fiat Stilo no Brasil foram utilizados 150 veículos, entre protótipos e pré-séries. E em cada carro foram realizados cerca de 1.500.000 trocas de marcha.

Fiat Stilo
Fiat Stilo
Fiat Stilo

.

.

Carros Tunados, Carros Tuning

Salão de Carros Tunados de 2010
Veja varios carros tunados do Sema Show 2012
Muitas pickups Ford no Sema Show 2012
Pick-ups Rebaixadas do Sema Show 2012
Sema Show de 2012
Gol Tunado Fotos
Parati Tunada Fotos
McLaren F1 Tunada Fotos
Um Fusca Com Rodas aro 17
Fusca com Motor AP


Carros, Noticias do Mercado de Automóveis, noticias Carros

Fiat Palio Fire Economy ganha Série Especial Itália
Fiat Strada 2014 tres portas
Chevrolet Onix 2013
Chevrolet Cobalt 2014 passa a contar com sistema MyLink
Novidades da Jac Motors no salão de SHANGHAI 2013
Linha 2013 do Renault Symbol
Conheça o SUV Renault Duster
Nissan Sentra 2012
Conheça família Nissan Livina 2012
Nissan Versa
Nissan March
Renault do Brasil comemora 2011 como a marca que mais ampliou participação de mercado no ano
Conheça o Novo Fiat Palio
Novo Peugeot modelo 2012
Renault Logan 2012
Todos os anuncios veiculados neste site são de inteira responsabilidade de seus anunciantes. O Automotor não se responsabiliza por produtos ou serviços oferecidos nem da qualquer tipo de garantia, sendo estas de obrigação dos proprios anunciantes.
E proibido a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site.

Todas as marcas e modelos aqui citados pertencem a seus respectivos proprietários.