NISSAN FUGA É O PRIMEIRO VEÍCULO DO MUNDO A TER ASSISTENTE DE CONTROLE DE DISTÂNCIA E NAVEGAÇÃO - Carros

NISSAN FUGA É O PRIMEIRO VEÍCULO DO MUNDO A TER ASSISTENTE DE CONTROLE DE DISTÂNCIA E NAVEGAÇÃO

Leia sobre o carro: NISSAN FUGA É O PRIMEIRO VEÍCULO DO MUNDO A TER ASSISTENTE DE CONTROLE DE DISTÂNCIA E NAVEGAÇÃO

08/01/2008

NISSAN FUGA É O PRIMEIRO VEÍCULO DO MUNDO A TER ASSISTENTE DE CONTROLE DE DISTÂNCIA E NAVEGAÇÃO

O novo sedan de luxo Nissan Fuga, disponível a partir deste mês no Japão, traz duas tecnologias inovadoras: o Assistente de Controle de Distância e Navegação e o Piloto Automático Inteligente.
O Assistente de Controle de Distância e Navegação ajuda a controlar a distância entre dois veículos em diversas condições de tráfego. Já o inovador Piloto Automático Inteligente integra informações de rota por meio de um sistema de navegação a bordo, monitorando a velocidade de rodagem do veículo de acordo com as condições da estrada, como por exemplo, a acentuação de uma curva na estrada.

Assistente de Controle de Distância e Navegação

O Assistente de Controle de Distância e Navegação determina o espaço entre dois automóveis, assim como as velocidades relativas de ambos, usando sensores de radar instalados no pára-choque dianteiro do veículo Nissan.

Quando um veículo se aproxima excessivamente do outro à sua frente, mesmo que o acelerador não esteja sendo acionado, o sistema ativa o freio e desacelera suavemente.

Em situação contrária, quando o acelerador está sendo acionado, sistema de retorno mecânico do pedal é acionado de forma que o condutor perceba, ajudando-o a liberar o pedal.

Numa situação em que o veículo da frente reduz a velocidade bruscamente exigindo que o motorista freie, o sistema instantaneamente avisa o condutor por meio de mensagens e alertas sonoros. Ao mesmo tempo, o aciona o retorno mecânico do pedal para ajudar o motorista a controlar a frenagem.

Piloto Automático Inteligente

O sistema de Piloto Automático Inteligente opera utilizando informações obtidas por meio dos sensores instalados no pára-choque dianteiro. Quando dois veículos circulam um atrás do outro, o sistema controla a distância segura de acordo com a velocidade pré-determinada pelo condutor. Com nenhum carro à sua frente, o veículo roda a uma velocidade constante que também é pré-determinada pelo condutor.

O novo sistema se caracteriza por diferentes tecnologias pioneiras. Anteriormente, o sistema funcionava somente dentro de uma escala de velocidade entre 5 e 100km/h, porém o novo atua em qualquer escala de velocidade, começando do zero.

Utilizando informações de rota alimentadas por meio do sistema de navegação a bordo, o Piloto Automático Inteligente pode modular a velocidade do veículo antecedendo a próxima curva da estrada. Quando a curva se aproxima, o sistema gradualmente desacelera, e conforme retorna a uma estrada em linha reta, imediatamente retorna à sua velocidade original.


Noticias sobre Carros