Novo Fiat Strada 2009 Adventure Locker - Carros

Novo Fiat Strada 2009 Adventure Locker

Leia sobre o carro: Novo Fiat Strada 2009 Adventure Locker

04/09/2008

Novo Fiat Strada 2009 Adventure Locker

NOVO FIAT STRADA 2009 A pick-up campeã de vendas chega com novo visual e mais equipamentos inéditos

A pick-up campeã de vendas Fiat Strada chega ao consumidor brasileiro totalmente renovada e com novos e inéditos equipamentos para o seu segmento. Seu estilo agora segue o da Família Palio – mas com uma identidade própria –, enquanto a mecânica recebeu novidades que a tornam mais robusta e moderna. Também a relação custo-benefício, que já era boa, ficou ainda melhor com a adição de novos itens que ressaltam o conforto e a segurança.

A trajetória da pick-up líder de vendas da Fiat Automóveis há oito anos é marcada por inovações e ousadia. Até hoje, Fiat Strada é a única pick-up compacta do mercado brasileiro a oferecer versões com cabine estendida. Ela foi criada a pedido dos consumidores, em 1999, e tem importante participação nas vendas do modelo. Em 2001, com o lançamento da versão Adventure, a Fiat Automóveis trouxe para a gama um veículo diferenciado, com mais esportividade e robustez.

Todo este ganho em tecnologia e estilo é a prova de que a Fiat Automóveis busca, sempre, oferecer aos seus clientes o que há de melhor e mais moderno no mercado. Agora a linha 2009 do Fiat Strada traz como um dos destaques o Locker, sistema de bloqueio de diferencial, que fez sua estréia no Fiat Palio Adventure. Esse sistema ajuda o veículo a vencer situações adversas de rodagem, reforçando a vocação “off-road” da versão. Junto com este recurso também chegam os novos amortecedores Powershock – tecnologia da Magneti Marelli Cofap -, que reduzem o rolamento da carroceria e aumentam a segurança e a estabilidade.

Outra novidade na linha 2009 do Fiat Strada encontra-se na caçamba, que passa a ter uma nova tampa traseira, agora removível e com chave. Também traz uma nova fixação do estepe na cabine estendida. Vale, ainda, frisar que a pick-up da Fiat se diferencia ao oferecer equipamentos exclusivos em seu segmento, como computador de bordo, My Car Fiat, viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth® e sensores de chuva e crepuscular. Isso permite ao proprietário ampliar ainda mais o conforto e o prazer ao dirigir.

Com uma gama muito completa, a pick-up Strada — que concilia, com perfeição, grande aptidão tanto para o trabalho como para o lazer —, oferece várias opções de escolha. Agora, são cinco com a nova carroceria, distribuídas em duas motorizações (o novo motor Fire 1.4 Flex e o motor 1.8 Flex), duas carrocerias (cabine simples e estendida) e duas versões de acabamento (Trekking e Adventure) – e mais duas versões com a carroceria anterior, que só ganha o novo logotipo Fiat.

Se em 2007 o Fiat Strada abocanhou nada menos do que 52,2% do segmento de pick-ups compactas, com a nova linha o modelo tem tudo para continuar sua trajetória de liderança.

Design jovial e robusto

Um visual coerente com o “family feeling Fiat”, mas individualizado para ressaltar as características de robustez e jovialidade do modelo: assim são as linhas do novo Fiat Strada.

Evidentemente, o que mais distingue em uma pick-up é sua traseira. A ampla caçamba recebeu, além do novo logotipo Fiat ao centro, uma nova tampa: removível e com chave, é mais prática e segura. Também as lanternas ficaram maiores, ganhando uma parte estética na tampa removível da caçamba. E os estribos, nos dois lados da placa, complementam o visual e facilitam carregar e descarregar o veículo.

O largo pára-choque traseiro, que emoldura a caçamba, se funde, na lateral, com as molduras das caixas de roda, aumentando o “size-impression” do modelo. Já as soleiras das portas, maçanetas e espelhos retrovisores externos conferem à pick-up um ar forte e decidido. Enquanto as novas calotas e rodas de liga-leve (de série na Adventure) dão um toque esportivo ao veículo e complementam bem os novos pneus de uso misto, mais largos e seguros.

A dianteira acompanha os contornos e detalhes da nova Família Palio, com novo capô e mecanismo de abertura. Os faróis polielípticos, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e têm dupla parábola. Canhões negros e molduras cromadas, nas versões Trekking, dão um ar agressivo ao modelo.

O novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas, pode trazer a moldura das grades negra ou cromada, dependendo da versão, e no centro delas se destaca o novo logotipo Fiat. Faróis de neblina e brake light são de série.

Internamente, o novo Fiat Strada aparece aprimorado, com um habitáculo generoso onde o espaço é aproveitado racionalmente e o conforto é fundamental. Ele recebeu novos tecidos de acabamento e cores, deixando-o ainda mais agradável. Também há novos porta-objetos: um na parte central inferior do painel; outro móvel, tipo “copinho”; e um porta-óculos. Eles ajudam a manter os pertences do motorista organizados, protegidos e acessíveis.

Visual exclusivo para a versão Adventure

Na versão top, vários detalhes estéticos remetem à identidade Adventure – a linha bem-sucedida da Fiat que sempre se destacou pela esportividade. Por exemplo: na dianteira, o pára-choque e a grade cromada são derivados do Fiat Palio Adventure Locker e dão à versão um aspecto agressivo e robusto. A parte inferior, onde se inserem os faróis de neblina e os faróis de profundidade (ambos de série), é pintada na cor da carroceria. E os faróis polielípticos de dupla parábola possuem canhões cromados e molduras pretas.

O habitáculo do Fiat Strada Adventure Locker segue as vertentes da linha Adventure, com quadro de instrumentos exclusivo, mais bússola e inclinômetros longitudinal e transversal. A parte central do painel vem na cor cinza Kiron, e novos tecidos de revestimento completam o conjunto para criar um interior extremamente cômodo e agradável, tanto aos olhos quanto ao tato.

Maçanetas e espelhos retrovisores externos – estes embutindo indicadores de direção – são negros. Novos pneus de uso misto (205/70 R15), com exclusivas rodas em liga-leve. E o novo roll bar integrado as barras laterais no teto com caráter ainda mais funcional – auxilia, por exemplo, no transporte de cargas para os amantes de esportes radicais –, completam o pacote. Todos esses recursos estilísticos dão à pick-up um aspecto sólido e valente.

Com o Fiat Strada, o Locker está presente em toda linha Adventure

Há poucos meses, a Fiat Automóveis equipou o novo Fiat Palio Adventure com um equipamento inédito no mundo: o Locker — desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para toda a linha Adventure Locker da Fiat foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies. Logo depois o Locker chegou nas versões Adventure do Idea e do Doblò. Agora, o novo Fiat Strada Adventure também passa a incorporar a tração dianteira 4x2 com diferencial blocante, aumentando ainda mais sua vocação para a aventura e para o trabalho. Com isso, toda a linha Adventure passa a ser Locker, proporcionando ao veículo mais facilidade para sair de situações onde uma das rodas dianteiras patina – como em pisos escorregadios, vias irregulares e atoleiros.

O diferencial, cuja função é dividir e distribuir o torque entre os dois semi-eixos, faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. Para evitar que isso aconteça em situações desfavoráveis, o Adventure Locker anula o funcionamento do diferencial, equalizando o torque entre os dois semi-eixos para que a roda com mais aderência gire e desloque o veículo.

No novo Fiat Strada Adventure, o recurso pode ser ativado ou desativado apertando-se o botão “ELD” (Electronic Locker Differential) no conjunto de comandos do My Car Fiat, à esquerda do volante. Ele só pode ser acionado com o veículo parado e com o freio acionado. Ao ser ativado, o motorista escutará um bip longo e verá a luz-espia ELD piscando intermitentemente. A mensagem de “ELD ON” aparecerá no quadro de instrumentos.

Quando o veículo atingir os 15 km/h (medido na roda traseira), o motorista será avisado de que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. Ainda por segurança, além da desativação automática, o Adventure Locker jamais deve ser utilizado em condições de plena aderência.

Suspensão elevada e reforçada

Vale lembrar que a suspensão do Fiat Strada é elevada e reforçada para maior conforto. Na traseira, possui eixo “ômega” e molas parabólicas longitudinais, o que habilita a pick-up a transportar cargas com estabilidade e segurança.

Na versão Adventure Locker, a suspensão recebeu os novos amortecedores Powershock, ampliando a segurança. Eles têm molas internas anti-roll e são usualmente empregados em suspensões tipo MacPherson para evitar o rolamento do veículo.

Com estes amortecedores, o veículo responde mais prontamente aos comandos do volante, com maior progressividade de resposta. Nas curvas, há redução do rolamento da carroceria. Os amortecedores Powershock também diminuem os ângulos de derrapagem em curvas. Todos esses atributos contribuem para uma condução mais segura e estável, seja com o veículo vazio ou carregado.


Noticias sobre Carros