Toyota Land Cruiser Prado um utilitário esportivo mais que sofisticado - Carros

Toyota Land Cruiser Prado um utilitário esportivo mais que sofisticado

Leia sobre o carro: Toyota Land Cruiser Prado um utilitário esportivo mais que sofisticado

19/12/2008

Toyota Land Cruiser Prado um utilitário esportivo mais que sofisticado

O Land Cruiser Prado é um utilitário esportivo 4x4 de grande porte que alia estilo europeu, muito conforto e excelente desempenho. Desenvolvido em um centro de design da Toyota do Sul da França, o veículo é o único no seu segmento disponível no mercado brasileiro que acomoda oito passageiros em três fileiras de bancos.


O Land Cruiser Prado é equipado com o motor Toyota turbodiesel intercooler de 3.0 litros, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. O intercooler otimiza a queima de combustível melhorando a performance do motor que desenvolve 131 cv de potência a 3.600 rpm e um torque máximo de 35 mkgf a somente 2.000 rpm. O acelerador do veículo é do tipo drive-by-wire (sem cabo).

A tração 4x4 é permanente, com três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), sendo o central e o traseiro de deslizamento limitado (LSD – Limited Sliped Diferencial). Ou seja, por meio de um sistema de multi-embreagens, a força do motor é transferida de acordo com a necessidade: para o eixo com melhor aderência ao solo (no caso do diferencial central) e para a roda com melhor contato com o solo (no caso do diferencial traseiro).

Uma das preocupações dos engenheiros no desenvolvimento da suspensão de um 4x4 foi conciliar, no mesmo conjunto, conforto para os passageiros e robustez para enfrentar as mais ousadas aventuras. No caso do Land Cruiser Prado, a Toyota utilizou uma suspensão dianteira independente com braços duplos triangulares (double wishbone), mola helicoidal e barra estabilizadora. Na traseira, adotou o clássico e resistente eixo rígido com quatro pontos de fixação, braço de arraste (tirante) e mola helicoidal.

 


Noticias sobre Carros